terça-feira, 17 de maio de 2011

“Muito Favorecida”

“E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.” Lucas 1.28

José e Maria foram, sem dúvida, o casal mais privilegiado encontrado nas Escrituras. Receberam a bênção de ser a família do Salvador.
O anjo chama Maria de “muito favorecida” e anuncia que ela conceberia um filho que seria chamado de Jesus. Mas como ela ainda não havia tido relação com homem algum, não entendeu como isso seria possível. Então, foi-lhe anunciado que isso aconteceria mediante a obra do Espírito Santo (v.35).
“Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra”(v. 38). A resposta de Maria demonstra fé no Senhor. Ela foi uma irmã piedosa e temente a Deus. Muito temos a aprender olhando para a sua vida. Num cântico fabuloso de louvor ao Senhor, ela mostra como ela se via diante de Deus (Lucas 1.46-56).
1) Uma pecadora carente de salvação – v. 46-47. A despeito dos romanistas dizerem que ela foi concebida sem pecado, ela própria se vê como pecadora. É por isso que ela chama Deus de seu salvador (Mateus 1.21).
2) Uma humilde serva – v. 48. Ela não só tinha consciência de que era pecadora, mas ela é piedosa e dedicada, e se dispõe a servir ao Senhor – ainda que isto lhe custasse sua reputação, o casamento e talvez a própria vida.
3) Uma fiel que sabe a quem dar glória – v. 49. Ela se coloca humildemente na condição de serva, sabendo que toda a glória era do seu Senhor, e que mesmo com o privilégio e a benção de ser a mãe do salvador, continuava sendo apenas uma humilde serva de Deus. Ela entendia que o mérito era todo do Senhor, pelas coisas grandes que Ele estava fazendo em sua vida.
Você tem vivido de forma que Deus seja glorificado? Está atento a voz do Senhor?
Que nossa vida seja um cântico de louvor a Ele.
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)