" E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito". Efésios 5.18
O crescimento espiritual implica em ter conhecimento da Bíblia. O que por sua vez envolve esforço.
É preciso direcionar a vontade – você precisa querer estudar a Palavra e crescer como cristão. É preciso que haja fome, desejo. Andar no Espírito – a não ser que você se abra para o Espírito Santo, será difícil para Ele ensiná-lo. Viver na Palavra – isso leva você a conformar-se mais à imagem de Cristo, tanto em pensamentos como em atos. O Espírito Santo leva você a Palavra, ensina a você a Palavra, e depois a põe em prática através da sua vida.
Um dos grandes problemas do cristianismo de hoje é que estamos acostumados a ser ensinados a respeito das Escrituras, mas não descobrimos sozinhos as diferentes verdades. O processo de descobrir as coisas por si mesmo resulta em convicções pessoais mais sólidas. (Veja o exemplo de Lutero).
Os “homens e mulheres de Deus” foram sempre homens e mulheres da Palavra – Josué, Davi, Esdras ...
Quando você estuda a Palavra, ela transforma a sua vida em muitos aspectos: atitudes, ponto de vista, sua mente, pensamentos, nossos atos. Em resumo, ela nos leva à maturidade. Não basta saber algo, mas é preciso fazer algo com o que sabemos.
Ao compararmos Efésios 5.18-19 e Colossenses vemos um paralelo entre o encher-se da Palavra com o encher-se do Espírito.
Você quer crescer espiritualmente (o que significa transformar-se a semelhança de Jesus – Ef 4.13 e 15)? Então você precisa se empenhar no estudo e na prática da Palavra.
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)