domingo, 8 de julho de 2012

O Cristão e o Medo

"Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR...” 2 Cronicas 20.3a

Em diversas situações de nossa vida sentimos medo. A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que sentiram medo (Ex. discípulos no barco). O medo faz parte do nosso cotidiano. É algo natural nesta vida.  Sentir medo não é pecado.  Mas o que devemos fazer quando ele aparece?
            Meditando no texto de 2 Crônicas 1-13, aprendemos com o exemplo do rei Josafá, que como filhos de Deus, devemos buscar o Senhor.
            Numa outra situação de perigo, Josafá, em vez de buscar ao Senhor, aliou-se com o seu vizinho Acabe, rei de Israel.  Esta aliança terminou em tragédia: Acabe morreu (2 Cr 18.1-3) e Josafá só escapou pela misericórdia de divina (2 Cr 18.31).  Desta vez Josafá sabia o que não fazer: aliar-se com quem quer que seja, em vez de buscar o Senhor.
            A Escritura nos ensina a confiar no Senhor antes de tudo.  No entanto, é muito comum procurarmos o socorro de Deus apenas quando todos os recursos naturais já falharam. Buscar ao Senhor deve ser nossa primeira providência e não a última!
            Também somos ensinados a colocar diante de Deus as nossas angústias e aflições, com suplicas e ações de graças, pedindo que Ele abençoe o uso que faremos dos meios naturais e nos abençoe de forma sobrenatural, dando paz ao nosso coração (1 Pe 5.7; Fp 4.6-7).
            Josafá fez isto.  No meio do povo, na casa de Deus, ele orou, reconhecendo sua incapacidade de resolver o problema. E dois elementos importantes identificados em sua oração por socorro são:
1. Adoração – Bendizê-lo por tudo que Sua Palavra diz que Ele é. Vemos isto no v. 6, onde, em última análise, a soberania de Deus é apresentada como motivo de adoração, e base de sua confiança.
2. Louvor – Bendizê-lo por tudo o que a Sua Palavra diz que Ele faz. Josafá lembra e faz o povo lembrar os atos de misericórdia demonstrados por Deus ao Seu povo em diversas circunstâncias (v. 7-9).           
(Continua)
Rev. Jonas M. Cunha - adaptado