Agora veremos de modo resumido os cinco pontos do Arminianismo em contraste com os cinco pontos do Calvinismo:
1– O Arminianismo diz que a vontade do homem é “livre” para escolher, ou a Palavra de Deus, ou a palavra de Satanás. A salvação, portanto, depende da obra de sua fé.
O Calvinismo responde que o homem não regenerado é absolutamente escravo de Satanás, e, por isso, é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade livremente (para salvar-se), dependendo, portanto da obra de Deus, que deve vivificar o homem, antes que este possa crer em Cristo.
2- Arminius sustentava que a “eleição” é condicional, enquanto os Reformadores sustentavam que ela é incondicional. Os Arminianos acreditam que Deus elegeu àqueles a quem “pré-conheceu”, sabendo que aceitariam a salvação, de modo que o pré-conhecimento (de Deus) estava baseado na condição estabelecida pelo homem.
Os Calvinistas sustentam que o pré-conhecimento de Deus está baseado no propósito ou no plano de Deus, de modo que a eleição não está baseada em alguma condição imaginária inventada pelo homem, mas resulta da livre vontade do Criador à parte de qualquer obra de fé do homem espiritualmente morto.
Deve-se notar ainda que a segunda de cada um é expressão natural de suas respectivas doutrinas a respeito do homem. Se o homem tem “vontade livre”, e não é escravo de Satanás nem do pecado, então ele é capaz de criar a condição pela qual Deus pode elegê-lo e salvá-lo. Contudo, se o homem não tem vontade livre, mas, na sua situação atual, é escravo de Satanás e do pecado, então sua única esperança é que Deus o tenha escolhido por sua livre vontade e o tenha elegido para a salvação.
(Continua no próximo boletim).
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)