“Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu,da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.”Apocalipse 21.2
A vestimenta ou simplesmente roupa, é algo importante para nossa vida. Há roupas para todas as ocasiões, e em alguns lugares ou ocasiões, são exigidas roupas específicas. Há roupa para dormir, para trabalhar, para cozinhar, para clinicar, para praticar esportes, para casar, para andar no espaço, etc...
Há muitos textos na Bíblia que falam sobre roupas. Além de mencionar vários tipos de roupas, e de diversos contextos em que são usadas, também trata de sua importância e significado.
A vestimenta não tem por finalidade exclusiva proteger e cobrir o ser humano: ela também o descobre, isto é, o revela. Ela permite que se reconheça o seu portador - homem ou mulher, anjo, profeta, rei, prostituta, leproso, etc.
Não apenas revela o que se é, mas também o que se faz ou o estado de espírito de quem as usa, como vestes de casamento, ou de luto. Até rasgar as veste tem um significado.
“A unidade entre a vestimenta e a pessoa que a usa manifesta-se ainda pelo fato tão freqüentemente atestado, de que para purificar-se inteiramente, é preciso também lavar as vestes”.
Por causa disto, não causa estranheza que os verbos despojar (desvestir) e revestir, sejam colocados em relação com a eleição, o batismo, a vocação, a salvação e a vida cristã (Cl 3.9-10). Pedro diz que o que deve chamar atenção numa pessoa, especialmente na esposa, deve ser suas atitudes e não suas roupas (1 Pe 3.3-4). E, no texto de Apocalipse 21.2, a Igreja é representada como noiva, vestida e enfeitada (santidade) para ser recebida pelo noivo. Você está vestido de forma adequada?
Rev. Jonas M. Cunha