quinta-feira, 1 de julho de 2010

TIAGO E JOÃO

“Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.” Mateus 10.2

Os dois irmãos, Tiago, o mais velho, e João, o mais novo, trabalhavam no Mar da Galiléia, o qual na verdade, não é um mar, mas um grande lago, alimentado pelo Rio Jordão. Seus pais eram Zebedeu e Salomé (Mt 27.56 e Mc 15.40).
Certo dia, quando eles estavam consertando redes com seu pai, Jesus passou e os chamou – Mc 1. 19,20 - assim, como Pedro e André, para o seguirem e se tornarem pescadores de homens. Eles deixaram seu pai (família), mas no entanto, Jesus afirmou que eles ganhariam cem vezes mais famílias, eles receberiam recompensa por isto, neste mundo e no mundo por vir – Mc 10.29-30.
Nós não temos que, necessariamente, abandonar nossa família para seguir Jesus. Você entra para uma nova família, da qual todos os parentes podem fazer parte, se quiserem seguir o Mestre. Você torna-se um membro real da família da Abraão, o pai da fé.
Eles eram explosivos, receberam o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão” (Mc 3.17). Certa vez os samaritanos recusaram hospedagem aos discípulos, e eles perguntaram ao Mestre se queriam que eles pedissem fogo do céu para destruir aquela gente (Lc 9.51-54). Sua mãe coruja, certa vez pediu a Jesus que os deixassem sentar bem ao lado dEle, quando estivessem na glória (Mt 20.20-22); porém Jesus disse que o Pai escolherá quem sentará ao lado dele (Mt 20.22-23). Mas eles aprenderam que quem quiser ser importante deve servir os outros, e quem quiser ser o primeiro deve ser escravo de todos (Mc 10-43-44).
Pelo fato de sempre estarem interessados em ficar perto de Jesus, eles e Pedro, viram coisas que os outros discípulos não viram (Mc 5.35-37; Mc 9.2-8; Mc 13.3; Mc 14.32-33). Tiago foi o 1º discípulo a morrer como mártir (At 12.1) e João, o último que morreu (Ap 1.9).
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)