“E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” Lucas 3.22
Será que Jesus, sendo verdadeiramente Deus, precisava da ação do Espírito Santo em Sua vida?
O Espírito Santo tem um papel muito importante na vida e no ministério terreno de Jesus. Recapitulando, já vimos que:
I – A AÇÃO DO ESPÍRITO NA ENCARNAÇÃO DE CRISTO
II – A AÇÃO DO ESPÍRITO NA VIDA (DESENVOLVIMENTO) DE JESUS. Hoje veremos:
III – A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO BATISMO DE JESUS
A presença e a ação do Espírito Santo na vida de Jesus são particularmente percebidas em Seu batismo, quando aos olhos de todos, Jesus foi especialmente consagrado e capacitado pelo Espírito a realizar Sua obra como Mediador da nova aliança.
Mesmo sendo sempre cheio do Espírito Santo, Ele precisou da capacitação do Espírito de uma forma nova quando deu início ao Seu ministério terreno, para capacitá-lo a desempenhar Sua missão messiânica.
Essa capacitação ocorreu no batismo. A Escritura diz que quando Jesus foi batizado, “o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea de pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em Ti me comprazo” (Lucas 3.22). Isto foi para Jesus como um selo (João 6.27), e serviu para assegurar a Jesus o amor do Pai e a realidade da filiação que se expressaria no Seu ministério como o Servo do Senhor.
Antes do batismo, não encontramos absolutamente nada sobre o ministério público de Jesus em nenhum dos evangelhos. Depois do batismo, porém, encontramos ricas informações. Após registrar o batismo de Jesus, Lucas registra o início de Seu ministério (Lucas 3.23).
O fato de que o Espírito Santo foi responsável pela capacitação de Jesus para o cumprimento de Seu ministério terreno, inclusive para a realização de milagres, é afirmado pelo próprio Jesus (Mateus 12.27-28).
Tudo isto nos permite concluir que a ação do Espírito Santo no batismo de Jesus teve o propósito de capacitá-lo oficialmente, isto é, à vista de todos, para cumprir seu ministério. Muito mais nós, precisamos de Sua capacitação para cumprirmos o nosso ministério com fidelidade.
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)