sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Motivos de Intercessão pela Igreja


“Estas palavras que, hoje, te ordeno  estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos...”. 
Êxodo 6.6,7a


O grande desafio para a liderança da igreja verdadeiramente cristã é almejar ter nela cristãos verdadeiramente comprometidos com Deus e sua Palavra.
Não é novidade para o cristão consciente que não é possível a ele imprimir quaisquer valores espirituais na mente e no coração do pecador, mesmo regenerado, sem a intervenção divinal.  Por isso o primeiro e primordial passo é interceder para que Deus, na sua graça habilite a igreja para receber e viver tal realidade.
Diante da necessidade da saúde espiritual do povo de Deus, e sendo a intercessão mútua, princípio norteador da unidade da igreja, todo cristão comprometido deve envolver-se neste ministério e não só a liderança.
À luz de Deuteronômio 6, podemos pensar em pelo menos três motivos pelos quais a liderança e o povo de Deus deve interceder, para ser uma igreja saudável:
1 – Pelo despertar de interesse pelo agir de Deus na história: É necessário que o povo de Deus seja despertado nesse sentido, e somente Ele pode promover esse interesse.
Se não podemos despertar interesse pelas coisas espirituais; se somente o Espírito Santo pode fazer isso, cabe ao cristão suplicar para esse valor ser despertado no povo de Deus.
Não se pode esquecer que para sermos intercessores, precisamos, nós mesmos, ser os primeiros interessados para dar o exemplo. Portanto, há de se buscar um genuíno interesse pelo agir de Deus, e mais, pelo Deus que age.
(Continua)
Rev. Samuel Almeida Rios
(Presidente do Presbitério de Pinheiros)