sábado, 2 de março de 2013

“O Deus Criador”


“Tema ao SENHOR toda a terra..., Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.” Salmo 33.8,9



“Platão se convenceu da existência de um Deus, quando viu que nada no mundo poderia fazer uma mosca.”
 “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1.1). O 1º livro da Bíblia, Gênesis, trata do começo ou princípio do universo, dos seres humanos, do pecado, da salvação, do povo de Deus.
 A majestosa linguagem da sentença inicial do livro indica o lugar que a Bíblia dá a Deus do princípio ao fim.  A revelação põe Deus no centro, e seu capítulo primeiro não apresenta tanto uma doutrina sobre a criação, mas antes, a doutrina do Criador.
 O “Credo dos Apóstolos” consiste em uma declaração resumida dos ensinos dos apóstolos de Cristo. Há evidências de que ele foi usado nas igrejas, a partir dos anos 120 depois da morte de Cristo. Ele é uma viva e vibrante profissão das verdades essenciais cridas por todos os cristãos ao longo dos séculos. O credo começa com as palavras: “Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra”...
 Dizer que Deus é “criador do céu e da terra” equivale a dizer que Ele é o criador de tudo o que existe.  Em segundo lugar, dizer que Ele é “criador do céu e da terra” equivale a dizer que Ele tem grande poder.  Ele não só criou a mosca, mas a terra, o sol, nossa galáxia, e todo o universo. Portanto, se Ele é o criador de tudo e tem poder para fazer o universo, então, Ele é Deus.
 A forma mais simples de expressar ou definir Deus é referir-se a Ele como criador.  Como diz certo autor: “criar é próprio de um Deus” (At 17.24).
 A Confissão de Fé de Westminster, que é um resumo das doutrinas bíblicas, no cap. IV, 1, diz: “Ao princípio aprouve a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo, para manifestação da glória de seu eterno poder, sabedoria e bondade, criar ou fazer do nada, no espaço de seis dias, e tudo muito bem, o mundo e tudo o que nele há, quer as coisas visíveis quer as invisíveis”. Rm 1.20; Jr 10.12; Sl 33.5 e 6.
 O fato de Deus criar é um poderoso suporte da fé.  Ele, que fez todas as coisas com uma palavra, o que não poderá fazer? (Hb11.3). Está o teu coração pesado? Está Ele sujo? Temeroso? Ele pode aliviar, limpar e trazer paz.  Confie no Deus criador!
Rev. Jonas Morais Cunha