segunda-feira, 5 de junho de 2017

PILARES DA FAMÍLIA – adaptado por Jonatas A. Moreira

“Se o SENHOR não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam” (Salmo 127.1)



1 º Pilar: Jesus (Mateus 7.24-27) “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.
Nesse texto aprendemos que se a casa (família) a qual o fundamento (base) não é Jesus, fica sujeito a todo tipo de ruína e destruição.
2º Pilar: Obediência e Temência ( Salmos128:1-4): Nesse Salmo observamos alguns dos benefícios que traz bem-aventurança à famíliaque teme e obedece ao Senhor.
- Prosperidade no lar (Versículo 2).
- Felicidade da família (v.2).
- Tudo irá bem (v.3) : esse versículo é uma promessa importante sobre os desígnios da família que obedece os princípios estabelecidos por Deus para a família!
 - Benção de Deus (v.4):   Deus promete nessa passagem dias prolongados e paz dentro do lar. Isso não é maravilhoso?
3º Pilar : Educação Espiritual ( Provérbios 22:6): “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.
Muitas vezes, educamos nossas crianças em áreas específicas, tais como: psicológica, emocional, intelectual e moral. Mas, devemos entender a prioridade na vida cristã de ensina-las na vida espiritual. E esse papel cabe as pais, pois são modelos dados por Deus para  uma vida de oração, leitura da palavra de Deus. Há uma promessa em Provérbios 22 que a criança jamais esquecerá o ensino dos seus pais. Ensinar é andar junto. Não adianta falar para os filhos fazerem aquilo que nós pais não fazemos.
4 º Pilar : União ( Salmos 133:1): "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” A união espiritual nos abençoa poderosamente fazendo do lar uma bênção.
5 º Pilar : Amor ( 1 Coríntios 13): - Amor não é sentimento. é decisão e mandamento. Vejamos o que a palavra diz em 1 Coríntios 13: -  "Quem ama" não trata mal (v.4). - Não se irrita e não suspeita mal (v.5). - Não é injusto, mas é sempre verdadeiro ( v.6). -Tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta (v.7).                  
A FAMÍLIA É UMA BENÇÃO DE DEUS!