sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A Bíblia e Seus Benefícios

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino... para a educação na justiça... a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
1 Timóteo 3. 16-17

Bíblia e educação bem como Bíblia e cultura sempre estiveram muito próximas. Desde os tempos do Antigo Testamento, o povo de Israel tinha alto grau de escolaridade porque os pais queriam que seus filhos aprendessem a ler a Palavra de Deus.
No caso da Igreja Presbiteriana do Brasil, o mesmo se dá, de forma explícita, numa das formas para o batismo infantil, em que os pais prometem “ensinar-lhe a ler para que venha a ler por si mesmo a Santa Escritura; orar por ele e com ele servi-lhe vós mesmo de bons exemplos de piedade e religião, e esforçar-vos por todos os meios designados por Deus, para criá-lo na disciplina e correção do Senhor.”
O estudo da Bíblia incentivou, ao longo da história, a criação de muitas escolas e está presente também na origem das universidades.
Os que trabalham com alfabetização de adultos em nosso país relatam que uma grande quantidade dos que se inscrevem nos cursos o fazem porque querem ler a Bíblia Sagrada.
Como decorrência do desejo de conhecer a Palavra de Deus há muitos benefícios não só para a vida espiritual, mas também para a vida estudantil e profissional de muitas pessoas, bem como para grupos e sociedades que vieram a alcançar notável progresso.

Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)