quarta-feira, 9 de junho de 2010

TIAGO, Filho de Alfeu

“... E escolheu doze dentre eles... Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote..”Lucas 6.13 e 15

Havia dois discípulos de Jesus que se chamavam Tiago. Um é o irmão de João, filho de Zebedeu; o outro é o filho de Alfeu.
Dos doze discípulos, parece ser ele o menos conhecido, sendo chamado de Tiago o menor (Mc 15.40). Quando a Bíblia fala dele, Cita apenas o seu nome, o do seu pai e o de sua mãe. Não sabemos nem sua atividade, mas ele fazia parte da Igreja de Jesus, e daqueles que tiveram o privilégio de andar de perto com Jesus por 3 anos seguidos, vendo-o e ouvindo-o, aprendendo diretamente de Jesus, o grande Mestre.
O cântico “Com Cristo no barco” faz-nos lembrar que um dia, Tiago estava junto como os outros discípulos no barco e houve uma grande tempestade. Todos estavam aflitos, pois o barco já estava se enchendo de água. Então acordaram Jesus e Ele mandou que a tempestade cessasse (Mc 4.35-41). Aquilo que cantamos deve ser significativo para nós. Não devemos cantar apenas mecanicamente. Precisamos saber o que é estar com Cristo na tempestade!
Ele foi chamado não só para ouvir, mas para agir. Ele estava junto com os demais discípulos no dia em que Jesus falou: “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu é que os escolhi, para que vão e que dêem muito fruto...” (Jo 15.16).
Nós também, talvez não sejamos famosos e importantes, tão conhecidos pelas igrejas e pelas pessoas, mas como Tiago, somos chamados e escolhidos pelo Senhor para agir e dar fruto. Nem todo mundo que é famoso, ou pastor, ou “apóstolo” produz fruto para o Reino de Deus! Assim como Tiago devemos falar da nossa experiência com Jesus, e do nosso caminhar com Ele.
Rev. Jonas M. Cunha - adaptado