segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Simão, o Zelote

"Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes:... Simão, o zelote..." Mateus 10. 2a e 4a

Ele era chamado assim, porque antes de seguir Jesus, fazia parte de um partido político de muita influência na época, embora não fosse formado por muitas pessoas. O nome do partido era Zelote, e teve suas raízes nos Macabeus em 167 a.C. Eles queriam proclamar a independência de Israel, libertando-se de Roma.
Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia das Nações unidas, sob a presidência do brasileiro Oswaldo Aranha, votou a resolução para o estabelecimento de um Estado Judeu na Palestina. Porém, somente na 6a feira, 14 de maio de 1948, que Israel, depois de muito sangue derramado obteve sua independência.
Quando Simão viu Jesus, pensou que Ele fosse o libertador do povo de Israel. Porém, depois que começou a seguí-lo, viu que Ele pensava e agia, completamente diferente dos zelotes. Jesus também falava em liberdade, e dizia que iria aliviar os cansados e os oprimidos. O seu Reino, porém, não era deste mundo (Jo 8.36; 18.36). Jesus veio para salvar os israelitas, e também os gentios.
Zelote quer dizer "zeloso, dedicado". Quando encontrou com Jesus, Ele pediu a Simão que transferisse para Ele toda a dedicação que ele tinha pelo partido e pelo país (Mt 16.24).
A verdadeira independência de Israel é Cristo. Quem irá contar-lhes?
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)