segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Judas Iscariotes

"Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.. "Mateus 10.4

Judas nos decepcionou! Jesus o havia escolhido para ser seu discípulo, não seu traidor. Ele era do sul do país. Deixou seus pais, seu lar, sua propriedade para seguir Jesus. Parecia uma pessoa incrível. No começo ele inspirava muita confiança. Também não foi por acaso que foi escolhido o tesoureiro do grupo. Às vezes era tão econômico que deu uns "furos", como quando a irmã de Lázaro pegou um frasco com essência de nardo e ungiu os pés de Jesus, enxugando-o com seus cabelos. Este era um perfume caro, e Judas viu aquilo como um desperdício - Jo 12.1 a 5.
Judas conhecia bem Jesus. Afinal, ele andou com o grupo durante 3 anos, conversou com Jesus, sentou-se com ele sob o céu estrelado. Saborearam juntos o pão e o vinho. Judas ouviu o sermão da montanha e as sábias parábolas. Viu o cego receber visão, o surdo escutar e o morto ter vida outra vez... Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata - Mt 26.15. Depois, quis voltar atrás, tocado de remorso - Mt 27.3-5.
Judas não precisava ter feito isto. As Escrituras dizem que Jesus devia ser traído, mas de acordo com o livro do profeta Zacarias (11.12-13), a traição não precisava ser feita por ele. Na hora que Judas deu o beijo em Jesus, estragou tudo!
Jesus sabia com bastante antecedência que Judas o trairia.
Certa vez Ele deu uma indireta - Jo 6.70. Mesmo assim, Jesus o amou até o fim. No último encontro com Judas, em que ele chegou acompanhado de uma porção de pessoas armadas, Jesus olhou para o homem que sabia que seria o seu traidor e disse, docemente: "Amigo..." Mt 26.50.
Existem Judas hoje? Com este nome, não! Mas, muitas pessoas agem como ele agiu... Dizem que seguem Jesus, mas trocam os tesouros dos céus pelas riquezas e deleites deste mundo. Entregam o dizimo, mas esquecem que Deus quer a vida. É gente que encontra alguém que tem fome, mas não lhe dá de comer ou beber - Mt 25.45.
Judas nos ensina que não compensa trair a Jesus. Sua história é um terrível alerta para os não arrependidos, os que apenas se entristecem ou são tomados por remorso.
A misericórdia de Deus é grande e se renova a cada manhã, e pode alcançar, se houver arrependimento, muitos "Judas" que andam por ai.
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)