sábado, 9 de julho de 2011

“O Derramamento do Espírito Santo”

“Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?”Atos 2.12

Por que o Espírito Santo tinha que ser derramado?  Estas e outras importantes perguntas estão envolvidas no tema.  Em primeiro lugar veremos a Sua atuação antes e depois de Pentecostes:
                1. A obra do Espírito Santo neste mundo não se iniciou no Pentecostes, pois sendo Deus, Ele existe desde a eternidade e iniciou Sua obra aqui na Criação e sempre esteve presente nele (Sl 139. 7,8).  Porém há diferença entre a Sua obra antes e depois do seu derramamento sobre os cristãos.
               2. No Antigo Testamento vemos o Espírito Santo agindo para conceder às pessoas alguns dons, mas sempre de modo externo. Exemplos: Otniel – Jz 3.10; Gideão – Jz 6.34; Jefté – Jz 11.29; Sansão – Jz13.25; 14.6, 19; 15.19).  O Espírito concedia a cada pessoa uma capacitação especial para o cumprimento de uma missão específica e muito importante para o povo da aliança.  Em êxodo 35.30-36.1, O vemos capacitando Bezalel e Aoliabe para realizarem importantes trabalhos envolvidos na construção do tabernáculo.  Também os profetas recebiam capacitação para anunciarem, com ousadia e fidelidade a Palavra de Deus, para orientação do povo, e inspirarão da Escritura (Ez 11.5; Mq 3.8).                  
                3. A expressão “operações externas” refere-se somente à capacitação dada pelo Espírito a algumas pessoas para a realização de importantes trabalhos, mas não se refere à ação interna e regeneradora do Espírito; no entanto alguns foram regenerados, como é o caso de Davi, Ezequiel e Miquéias, porém no caso de Saul, a operação se limitou a conceder capacitação específica, sem a operação regeneradora.
               4. Após o derramamento do Espírito ocorreram duas mudanças importantes:
a) Ele deixa de agir apenas sobre alguns indivíduos especialmente chamados para a realização de tarefas importantes e passa a agir em todos os membros do Corpo de Cristo, concedendo a cada um deles dons espirituais.
b) Antes o Espírito ficava no meio de Israel, porém no Novo Testamento Paulo diz que o Espírito mora dentro dos crentes (1Co 3.16; 6.19), de modo que a bênção da nova aliança é maior que a da antiga.
 Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)