1 Coríntios 9.25
Recentemente acompanhamos os Jogos Pan-americanos que ocorreram no México, em que o Brasil ganhou muitas medalhas. Paulo também estava bem familiarizado com as competições esportivas. Ao escrever suas cartas, principalmente Coríntios, ele cita várias modalidades esportivas, e compara a vida cristã a uma competição.
Ao comparar o cristão com o atleta, Paulo nos mostra alguns pontos importantes:
1º) Não basta começar (bem) a vida cristã, o que importa é prosseguir até ao fim. -1 Co 9.24. Ele nos chama a atenção para a perseverança que devemos ter (1 Co 10.1-12). Mostra que para um atleta chegar até o fim, ele tem que seguir normas, senão é desclassificado (II Tm 2.5). Ele nos lembra que o estímulo para toda competição é o prêmio, que só se recebe ao final da prova (II Tm 4.7,8).
2º) É necessário esforçar-se. Sem esforço, não se alcança a vitória. – 1 Co 9.25. Os crentes devem aplicar-se para progredir na vida espiritual como se estivessem numa corrida. “Todo atleta em tudo se domina” – Paulo evoca imagens de um longo treinamento, exercícios árduos, alimentação apropriada e descanso suficiente. Esforça-se ao máximo, dá o melhor de si.
3º) Assim, como no esporte, o crente precisa ter disciplina. 1 Co 9. 26,27. E aqui Paulo usa a 1ª pessoa do singular, colocando-se como exemplo. É necessário estar atento, de olho no objetivo, concentrado, sem deixar que nada o distraia. Como boxeador, ele não desperdiça seus murros no ar, ao contrário, luta com propósito, precisão e habilidade. “Esmurro o meu corpo, e o reduzo a escravidão”. Aqui ele indica que exercita autocontrole e se dedica ao seu propósito. Ele cuida de seu estilo de vida de forma que ninguém o possa acusar: aquilo que ele lhes prega é realidade em sua vida pessoal.
Você está se aplicando? Lembre-se que o céu é o lugar dos vencedores.
Rev. Jonas M. Cunha