quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Creio em Jesus Cristo...desceu ao Hades

“A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. Filipenses 2.8
(conclusão)
III- Efésios 4.9 “regiões inferiores da terra”, isto é, as partes mais baixas, ou seja, à terra. A maioria dos comentaristas entende que a expressão é usada apenas para se referir a terra.  Como no Salmo 68, temos um contraste entre céu e terra. Efésios 4 aponta para o triunfo de Cristo, uma vez que a ascensão ao céu implica uma descida prévia à terra.  IV- 1 Timóteo 3.16- muito menos, aqui, poderia ser entendido como Cristo aparecendo no mundo inferior na presença de Satanás e seus anjos. Aqui não se refere a anjos caídos, antes, afirma que Ele foi reconhecido por toas as classes de seres, sua encarnação.  V- 1 Pedro 3.18,19 – é impossível que Cristo tenha descido ao inferno e com o propósito de pregar. A interpretação que os protestantes comumente dão a esta passagem é que Cristo no espírito pregou por meio de Noé aos desobedientes que viveram antes do dilúvio, que eram espíritos aprisionados quando Pedro escreveu, e pelo mesmo, poderiam ser designados desse modo.  Bavinck considera que isto é insustentável e interpreta a passagem como que se referindo a ascensão, a que ele considera como uma rica, triunfal e poderosa pregação aos espíritos em prisão. VI- 1 Pedro 4.4-6, o apóstolo adverte aos leitores que não devem viver o resto de suas vidas na carne, conforme a concupiscência dos homens, mas conforme a vontade de Deus, ainda que com isto ofendam a seus antigos companheiros e sejam ultrajados por eles, posto que estes terão que dar contas de seus atos a Deus que está pronto para julgar aos vivos e aos mortos.   Os “mortos” a quem o evangelho foi pregado, evidentemente, todavia, não estavam mortos quando se lhes pregou, posto que o propósito da pregação era em parte que pudessem “ser julgados na carne segundo os homens”.  Isto só poderia ter acontecido durante a vida terrena deles.
Muitas vezes, a palavra Hades no N.T. significa apenas morte (1 Co15.55), enquanto Inferno é sempre lugar de sofrimento (Mt 18.9;Mc 9.47-48).  Entendemos que a expressão Hades, como se acha no Credo, ensina que Cristo continuou sob o poder da morte por um dado tempo.  A morte de Cristo não foi simbólica, foi uma realidade, o mesmo tipo de morte que os homens experimentam.

Rev. Jonas M. Cunha