segunda-feira, 17 de março de 2014

MANSO

“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” Mateus 5.5


As bem-aventuranças estão numa seqüência certa, dada por Jesus. Assim, a mansidão só é possível para o que é “pobre de espírito” (aquele que reconhece sua total pobreza espiritual diante da riqueza que há em Jesus e a Ele se rende) e para o que “chora” pelos seus pecados pois se vê como realmente é, perde as ilusões a seu respeito, vê-se como miserável pecador.
 I – Significado de Manso – Aqui temos um conceito totalmente diferente do mundo, pois os vencedores para o mundo são as pessoas auto-suficientes, auto-confiantes, que brigam e lutam. (cavalo chucro X cavalo manso).
A palavra “manso” indica aquela pessoa que entregou a Deus tudo o que tem e todos os seus direitos pessoais, de tal forma que adquire verdadeira confiança no fato de Deus estar cuidando de tudo que lhe foi entregue. Isto dá a esta pessoa tranqüilidade, gentileza e faz com que ela perca a ira e a preocupação já que ela nada possui, tudo pertence a Deus.  Passa a considerar tudo o que tem como lhe tendo sido emprestado por Deus para Seu trabalho e glória.
Os mansos não tem IRA quando outros estragam os seus bens; nem PREOCUPAÇÃO, não gasta sua energia e capacidade, mas deixa que Deus as controle.
 II – Exemplos de Mansidão - (1)Abraão – Gn 13.8-12; (2)Moisés – At 7.20-22; Hb 11.24-25; (3)Davi – suportou as ofensas e maus tratos de Saul; (4)Cristo – Mt 11.28,29; 1 Pe 2.23.
 III – Como adquirir a mansidão – (1) Reconhecendo que não tem sido manso (tem reclamado); (2) aprimorando-se nas duas bem-aventuranças anteriores; (3) Identificando o que provoca ira e preocupação e entregar para que Deus tome o controle; (4) Agradeça desde já o que ocorrerá.
 IV – A recompensa dos mansos – “possuirão a terra” e a nova terra. Vale a pena entregar tudo, pois ganhamos tudo do Senhor (2 Co 6.10).
 Rev. Jonas M. Cunha