terça-feira, 31 de março de 2015

Perseverança na Oração

“Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”. Colossenses 4.2


O apóstolo Paulo inicia suas anotações finais com incentivo à oração. A oração é a respiração na vida cristã, assim como a Palavra é o alimento. Não há vida cristã, não dá para viver sem estas duas coisas. Para o cristão vencer as tentações e provações, e ter poder e autoridade para testemunhar, precisa estar na presença do Senhor.
 A Bíblia fala sobre muitos homens e mulheres de oração. O próprio Senhor Jesus, mesmo tendo muita coisa para fazer, e muitas pessoas para atender, “se retirava para lugares solitários e orava” (Lc 5.16).
 Temos o exemplo de Isaque, do qual a Bíblia não fala muita coisa, mas conta-nos que ele saía ao campo para meditar ao cair da tarde (Gn 24.63), e que ele orou por sua esposa estéril, e ela concebeu (Gn 25.21). Ana foi perseverante, e o Senhor ouviu sua oração (1 Sm 1.7,16, 26-27). Jó estava constantemente na presença do Senhor (Jó 1.5), teve força para passar por grande provação, e finalmente foi restaurado, quando orava por seus amigos (Jó 42.10).
 Não basta orar na hora das refeições e antes de dormir, ou quando somos solicitados a orar na igreja. É preciso ter uma vida de constante oração (Rm 12.12; Ef 6.18; 1Ts 5.17), e não apenas individual, mas comunitária, ou seja, com os irmãos (At 1.14; 2.42).
 “Perseverança na oração” – é a expressão mais importante da nova vida, e é também o meio de obter para nós mesmos e para os outros, a satisfação das necessidades, tanto físicas como espirituais.
 Jesus foi perseverante na oração. Os apóstolos seguiram o Seu exemplo, a igreja primitiva seguiu o exemplo dos apóstolos, e nós precisamos seguir o exemplo da igreja primitiva.
 Faça um propósito diante de Deus de separar um tempo diário para orar. Deus fará grandes coisas através de você e em você!
Rev. Jonas M. Cunha