quarta-feira, 8 de abril de 2015

Testemunhando aos de Fora

 “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.” Colossenses 3.23


Depois do incentivo à oração, vem a ênfase na conduta sábia e na palavra agradável: “conduzam-se com sabedoria para com os de fora”. Para os judeus, todo não judeu era um “de fora”. E para p crente, todo não crente é, num certo sentido, um de fora.
 Nos dias da Igreja Primitiva, os crentes eram, com frequência, injuriados por esses “de fora”. Eram por exemplo, chamados de ateus, porque não serviam aos deuses visíveis; de antipatriotas, porque não queimavam incenso diante da imagem do imperador, e, imorais, porque, por necessidade, se reuniam frequentemente a portas fechadas. O apóstolo sabia que a melhor maneira de vencer essas calúnias era que os cristãos se conduzissem virtuosa e sabiamente. As vidas deles eram lidas por todos.
 Essa conduta sábia serve não apenas como uma arma contra a difamação, mas também tem um propósito positivo, de ganhar os de fora para Cristo. Que Paulo tinha isto em mente é evidente no fato de que ele acrescenta: “aproveitando ao máximo as oportunidades” (Rm 13.11,12; 1 Co 7.29; Gl 6.9,10, Ef 5.16).
 Eles (e nós) deveriam orar para que seu modo de falar fosse sempre o melhor. Tendo-se colocado antes como exemplo no proceder, Paulo agora admoesta os destinatários a serem igualmente cuidadosos no uso de sua língua (v. 6). Tanto ao se dirigir a um grupo como na conversação individual. A palavra agradável (resultante da ação da graça de Deus no coração humano) deve se tornar um hábito.
 “Temperada com sal” – aqueles a quem o Senhor chama de “sal da terra” (Mt 5.13) não devem ter linguagem insípida. Como o sal preserva e dá sabor, a palavra do crente deve fazer pensar e fazer bem a quem a ouve. Não é perda de tempo. Tal palavra não repele, antes, atrai, possui encanto espiritual. É também distinta: o crente é conhecido por sua palavra como por sua conduta. Cristo nos dará boca e sabedoria para saber como responder a cada um (1 Pe 3.15; Lc 21.14,15).
Você tem testemunhado aos de fora? Tem aproveitado as oportunidades?
Rev. Jonas M. Cunha