sexta-feira, 24 de abril de 2015

Equipe Ministerial

“Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé... e Jesus... 
Saúda-vos Epafras... Lucas, o médico amado, e também Demas.” Colossenses 4 .10-14




Ao final de sua carta aos colossenses (4.10-18), Paulo faz suas saudações finais e revela que ele não trabalhava sozinho, mas tinha uma equipe com ele. Outras pessoas ajudavam o apóstolo a realizar o seu trabalho (Atos 20.4; Romanos 16.1-16; Gálatas 1.1-2; Filipenses 4.2-3; 2 Tm 4.19-21; Tito 3.15). E talvez seja este o segredo do seu sucesso!
 A continuidade do ministério
“Sozinho você vai mais rápido, mas juntos vamos mais longe”. Algumas pessoas estão acostumadas a trabalhar sozinhas e têm dificuldade em trabalhar em grupo. Porém, quem faz tudo sozinho, quando para, seu ministério também para, mas quem faz em conjunto terá continuadores da sua obra. Assim como o ministério de Jesus, o ministério de Paulo teve continuidade porque ele trabalhava em equipe.
 Ministério Impactante
O trabalho feito em equipe tem uma força maior (“É melhor serem dois do que um...” Eclesiastes 4.9-12). Jesus escolheu 12 discípulos para estarem com ele (Marcos 3.13-15). Ele preparou discípulos para trabalharem juntos (Lucas 9.1-6). E ordenou aos apóstolos que investissem em outros (Mateus 28.18-20). Foi isto que Paulo e os outros apóstolos fizeram, e o mundo foi impactado pelo trabalho deles.
 Complementaridade no ministério
Além do aspecto de continuidade e força, existe o da complementaridade. Ninguém é bom em tudo. Ninguém possui todos os dons. Precisamos de ajuda para aperfeiçoar o nosso trabalho, para nos aconselhar, para nos exortar, para nos motivar, etc... Os mandamentos recíprocos demonstram isto (Tiago 5.16; Colossenses 3.16; Gálatas 6.2; etc). Há coisas que podemos fazer juntos que jamais poderíamos fazer sozinhos!
 Você pode ser como Paulo – mas para fazer uma grande obra para Deus precisa de companheiros para ajuda-lo. Ou, você pode ser como um dos companheiros de Paulo – ajudando aqueles que estão liderando a obra de Deus. Envolva-se nos trabalhos da igreja. Envolva-se no trabalho de Deus. Não pense que não pode fazer nada, ou, que pode fazer tudo sozinho (1 Coríntios 3.9).
Rev. Jonas M. Cunha