segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Gratidão

 “[Dê] graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Efésios 5.20



Deveríamos ser sempre gratos, até porque se fuçarmos apenas reclamando não solucionaremos nossos problemas e dificuldades. No texto de Salmo 116.1-19, aprendemos algumas lições sobre gratidão. Vemos nele um homem que buscava a Deus e que passava por momentos difíceis em sua vida: chegou bem perto da morte, tinha tristezas e problemas. Creio que poderíamos também escrever uma lista como a do autor e fazer uma comparação. Descobriremos que “estamos no mesmo barco”: temos dificuldades também. Às vezes podemos achar que morreremos devido a tanto sofrimento. Isso faz lembrar a história dos amigos de Daniel na fornalha ardente (Dn 3). Eles passariam por uma situação extremamente difícil, mas Deus os livrou.
 Nesses momentos, qual o caminho a seguir para alcançar contentamento? Guardar ressentimentos, culpar a Deus e pensar que ele se esqueceu de nós não oferece solução adequada. O salmista buscou o Senhor e apresentou a ele o seu sofrimento e suas decepções. Quando fazemos isto, contando a Deus tudo o que estamos passando, descobrimos que ele já nos tem ajudado e cuidado de nós de muitas maneiras. Podemos proclamar todas as maravilhas que ele fez e constatar que foi ele quem nos trouxe até aqui e que por isso estamos cheios de gratidão.
 Quando buscamos a Deus, sabemos que ele já conhece nossa situação. Mesmo assim, creio que não é errado descrever o nosso sofrimento e dizer a Deus que estamos sobremodo aflitos. Posso imaginar o salmista dizendo a Deus que estamos sobremodo aflitos. Posso imaginar o salmista dizendo a Deus: Estou aflito e necessitado, mas creio!”. O que aprendemos neste salmo é que não podemos deixar de crer que Deus está agindo e que devemos continuar investindo em nosso relacionamento com ele. Então, sofrendo ou não, lembremos a compaixão e a misericórdia de Deus não estão distantes daqueles que nele confiam.
 O privilégio de contar com a ajuda de Deus já é motivo de gratidão.
Rev. Jonas M. Cunha
Extraído de Presente Diário - 18