segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CONDUZINDO À INTIMIDADE ESPIRITUAL

Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.”. (Ex 19.14).


Esta semana temos a grata satisfação de celebrar mais um ano de organização da Igreja do Senhor Deus, que servimos, 3ª Igreja Presbiteriana de Carapicuíba. Podemos dizer que são 14 anos de muitas lutas e bênçãos, e damos mil vezes louvores pelas oportunidades presenciadas.
Creio que necessitamos sempre nos perguntar sobre o objetivo do Senhor Deus em plantar uma Igreja Presbiteriana na Cohab de Carapicuíba, um bairro com grande densidade demográfica e grandes carências espirituais e sociais. Há uma grande luta espiritual a ser travada na dimensão espiritual da Igreja.
Este ano o tema da Igreja é “Intimidade com Deus”, pois, cremos que o nosso maior desafio é conduzir a Igreja a um relacionamento de intimidade espiritual com Deus, que glorifique a Deus diariamente nas decisões e disposições diárias.
No texto de Êxodo a questão importante a ser compreendida é a expressão “e vos cheguei a mim”. Geralmente, pensamos que Deus libertou os israelitas a fim de levá-los à Terra Prometida, Canaã. Mas, não foi o que Deus declarou. O importante para Deus não era o território, mas o relacionamento. Deus libertou os israelitas para que eles pudessem ser livres para desenvolver um relacionamento íntimo de fé e obediência a Ele. O local era, simplesmente, um meio para o desenvolvimento dessa relação. O motivo de os israelitas terem passado quarenta anos peregrinando no deserto não foi Deus não ter conseguido dar-lhes a vitória em Canaã. Ele poderia fazê-lo facilmente. Contudo, Deus deixou-os no deserto por quarenta anos, a fim de estabelecer um relacionamento adequado com eles. O lugar era acessível, mas, o relacionamento ainda não havia chegado aonde Deus queria.
Infelizmente, depois que os israelitas entraram na Terra Prometida, eles passaram a ver o lugar como um fim em si mesmo, não como um meio de se relacionar com Deus.
Esse é o nosso desafio na 3º Igreja Presbiteriana de Carapicuíba, pois a Igreja alcançará todo o potencial quando soubermos distinguir a voz de Deus e obedecer, para que auxilie o Seu povo a enxergar e buscar cada vez mais a Intimidade com Deus num relacionamento diário para observar a ação diária milagrosa de Deus.
ANDE COM “DEUS” E RECONHEÇA A SUA VOZ!   
 (Adaptado) Jonatas A. Moreira.