quinta-feira, 27 de maio de 2010

Membro de Igreja

“Não deixemos de congregar-nos...” Hebreus 10.25 a

A Bíblia ensina que todo cristão deve se comprometer com uma igreja local. A membresia é essencial porque é uma ordem Bíblica.
Em Hebreus 10.24, 25 é ordenado que todo crente se envolva profundamente na vida de outros crentes. O texto não diz apenas que devemos ir à igreja regularmente. O significado é mais amplo: se não estou planejando estimular os outros em amor e às boas obras, envolvidos de coração no processo, encorajando-os cada vez mais, em todo o tempo, então estamos desobedecendo ao Senhor.
O contexto principal em que Deus quer esse envolvimento é no corpo local de Cristo, assim o compromisso é também com a igreja. Quase todas as expressões “uns aos outros” no N.T. são dirigidas diretamente às igrejas locais, com a intenção de ajudá-las a serem o que Deus quer que elas sejam.
Não apenas dizer que somos parte da igreja universal ou invisível de Cristo (grupo de todos os que crêem em Cristo, no mundo todo, independente da denominação). Devemos ter também compromisso com o grupo local ou visível, do povo de Deus.
Assim, como era requerido que todos os crentes no A.T. se identificassem exteriormente com o povo da aliança de Deus (Gn 17.9-14), o N.T. não tem sequer uma alusão a uma pessoa que tenha sido salva sem ser parte da igreja local.
O crente é membro do Corpo de Cristo e a igreja local é a manifestação exterior desse corpo. Atos 2.47: “acrescenta-lhes o Senhor, dia a dia os que iam sendo salvos”. O Senhor Jesus não só exigia que os que são salvos se unam à sua igreja, como ele próprio os liga à igreja. E a referência aqui é sem dúvida à igreja visível.
Crente sem igreja é como tijolo fora da parede.
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)