quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Confissão de Pecado

Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós"
I João 1:8


O que é pecado?
Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou com qualquer transgressão desta lei (Tg 2.10; 4.17; 1 Jo 3.4) - Breve Catecismo
A Lei de Deus representa um Padrão Moral, regra de conduta. Portanto, tudo aquilo que fizermos que não esteja de acordo com a vontade de Deus é pecado.
Isto que dizer que quando fazemos aquilo que a Lei de Deus diz para não fazermos, nós pecamos, mas também pecamos quando deixamos de fazer aquilo que ela nos manda fazer.
Um exemplo do primeiro caso foi o pecado cometido por Adão e Eva, quando comeram do fruto que Deus os havia proibido de comer (Gn 2. 17,17). Um exemplo do segundo caso foi o que o profeta Jonas fez, quando fugiu para Tarsis, quando Deus o havia mandado para a cidade de Nínive (Jn 1.1-3).
A Bíblia ensina que todos nós somos pecadores. Todos nós falhamos e rompemos com Deus através de Adão, nosso representante. E todos nós sofremos as consequências do pecado e nos tornamos culpados. Todos os descendentes de Adão e Eva são pecadores por natureza (SI 51.5; Rm 3.10-12 e 23).
A Confissão de Fé diz: "Esta corrupção da natureza persiste, durante esta vida, naqueles que são regenerados; e embora seja ela perdoada e mortificada por Cristo, todavia tanto ela como os seus impulsos são real e propriamente pecado" (Rm 7.14, 17, 18,21-23).
Por este motivo, o crente vive em uma luta constante, desejando fazer a vontade de Deus, mas muitas vezes fazendo a vontade da carne (nossa natureza pecaminosa). Assim, é fundamental recorrermos à oração para confessarmos os nossos pecados e pedir perdão, para mantermos nossa comunhão com o nosso Pai celestial. O pecado nos torna infelizes, pois interrompe nossa comunhão com Deus, é por isso que ao percebermos que pecamos devemos imediatamente buscar o perdão do Senhor (1 Jo5.18).
Rev. Jonas M. Cunha