domingo, 31 de outubro de 2010

Guardando a Palavra

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama.,." João 14.21


A prova de amor a Cristo não é uma profissão oral, apenas palavras bonitas, mas uma obediência viva. É isto que fica claro nos versos 15, 21 e 23 do capítulo 14 do Evangelho segundo João.
Muitas declarações de amor de namorados apaixonados tem sido levadas pelo vento, ou se transformado em ameaças de morte. O amor que devemos ter para com Jesus, e que Ele espera de nós, não é este tipo de amor, mas do tipo prático, constante, que pode ser visto em nossos atos e atitudes.
Parafraseando o verso 15: "Se me amais, com amor que seja inteligente e concreto, aceitareis e obedecereis as normas que tenho estabelecido para regular vossas atitudes internas e vossa conduta interna."
A passagem implica que, de certa perspectiva, o amor precede à obediência. Assim, o reconhecimento alegre e obediente da soberania de Cristo (e em consequência, a observação de seus preceitos) é prova de discipulado genuíno.
A advertência quanto ao perigo de um amor passageiro, ou melhor, falso, é bem forte nas palavras do próprio Senhor Jesus, em Mateus 7, verso 21: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."
Muita gente confunde amar a Jesus, com: amar as coisas que Jesus nos dá! E outros, com o fato de ir a igreja e cumprir com as suas obrigações mínimas de membro de igreja. Há também outros, que confundem com o conhecimento que têm dos mandamentos do Senhor. (Porém isto não basta, é preciso guardá-los).
Cada um deve perguntar-se a si mesmo, se pessoalmente ama a Jesus, e analisar em que se baseia a sua resposta,
Rev. Jonas M. Cunha