Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos ". João 8.31
Não importa se nasceu num lar cristão ou não, mas se nasceu da água e do Espírito (Jo 3.5). E pode viver numa cidade grande ou pequena no campo, sua habitação eterna é no céu (Jo 14.2).
Tanto faz se foi batizado por imersão ou aspersão, pois está sempre reunido em nome de Jesus com duas ou mais pessoas (Mt 18.20). Não é propriamente um líder, embora exerça algum cargo de liderança, mas é sempre um servo, porque faz questão de servir em vez de ser servido (Mt 20.27-28). Ele transforma o ambiente em que vive, como o sal e ilumina os corações dos que estão ao seu redor (Mt 5. 13 e 14).
Muitas vezes ele passa despercebido, afinal é anônimo. Há vezes em que ninguém o reconhece, pois seu desejo é que seu Mestre cresça e ele diminua (Jo 3. 29, 30). Mas, prestando bem atenção, ele pode ser encontrado dentro de um ônibus, trabalhando num escritório, dirigindo alguma empresa, ajudando numa favela, confortando doentes em algum hospital, cuidando de um orfanato ou alegrando velhinhos num asilo. Pode ser que esteja até mesmo em sua própria casa, curtindo sua família, sabendo, contudo que sua família não se restringe aos seus parentes consangüíneos. Ele reconhece que todo aquele que faz a vontade de Deus é também seu irmão (Mc 3.33-35).
Ele faz questão de tratar até mesmo um desconhecido com um carinho todo especial. As pessoas começam a amá-lo, porque ele, como seu Mestre, as ama primeiro (1 Jo 4.10). Sua marca registrada é o amor. E este não é só de palavras, mas de fato e em verdade. É isto que o torna diferente das outras pessoas (Jo 13.35; 1 Jo 3. 17,18).
Este discípulo é alguém muito ocupado, mas sempre tem tempo para os outros. Ele procura pagar o mal com o bem (1 Ts 5 15) e crê que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus (Rm 8.28). E ajuda aos necessitados, mas não conta para ninguém (Mt 6.2-4).
Ele não é assim porque tenha nascido deste jeito. No entanto a leitura da Bíblia e a aplicação de seus ensinamentos, foram paulatinamente moldando sua personalidade deixando-o semelhante ao seu Mestre (2 Co 5.17).
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)