segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Vontade Preceptiva de Deus

“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade...”
 João 16.13a
Existem dois modos de Deus direcionar nossa vida: um é o direcionamento dado por meio das instruções que a Bíblia nos dá a respeito de decisões morais; o outro é a direção ou governo providencial de Deus, a ação de Deus que governa todas as coisas e faz com que todos os seus desígnios sejam cumpridos.
O primeiro está relacionado à vontade preceptiva de Deus, a vontade que está revelada em seus preceitos, isto é, em sua Palavra.  O segundo tem a ver com Sua vontade decretiva: com aquilo que ele decretou que acontecerá.
O direcionamento de nossa vida por meio da Escritura é uma obra realizada pelo Espírito Santo.  Ele indica ao cristão, na Bíblica, qual é a vontade de Deus para a vida humana com relação as decisões morais (Jô 16.13; 14.26; Rm 8.14).
Por meio da Escritura inspirada pelo Espírito podemos conhecer, com certeza absoluta qual caminho devemos seguir em muitas ocasiões.  A Bíblia está cheia de instruções que nos indicam, de forma clara e precisa, o que devemos fazer.
O Espírito nos orienta por meio de mandamentos, como os que encontramos nos 10 mandamentos, com instruções dos apóstolos, com o exemplo de homens e mulheres da Bíblia, e até com o exemplo de Cristo.
É necessário que nos dediquemos à leitura e ao estudo da Palavra de Deus.  Não basta conhecer umas poucas instruções.  Precisamos ser capazes de manuseá-la com sabedoria e habilidade.  Senão deixaremos de receber instruções preciosas que o Espírito já nos deu na Escritura.
A deficiência em conhecermos o conteúdo bíblico nos leva a pensar que a Bíblia não tem nada a dizer sobre muitas das decisões que temos que tomar no decorrer da vida.
Não fique esperando uma revelação do Espírito, pois ele já deu esta revelação.  É necessário que a leiamos e tenhamos Sua iluminação.
Rev. Jonas M. Cunha(adaptado)