sábado, 9 de agosto de 2014

Amando os Inimigos

“Eu. Porém, vos digo: amai os vossos inimigos...”
Mateus 5.44



Na conclusão do capítulo 5 de Mateus, Jesus diz algo surpreendente: “sejam perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito” (v.48). Como ser perfeito, se sou pecador, mal e imperfeito? Faço coisas más, ou que não deveria fazer (ex.: gula); falo coisas que não deveria falar (palavrões, mentiras, falar mau de alguém; vejo coisas que não deveria ver (na tv, e internet); tenho atitudes que não deveria (calar diante da injustiça); sentimentos e desejos (desejar o mau para alguém); pensamentos (julgamentos precipitados).
Minha natureza decaída não permite que eu passe um dia sem pecar. Como Jesus espera que eu seja perfeito? E, não apenas perfeito como  Noé, Davi ou Paulo, mas como o Pai celeste!
Sim, estamos num processo de santificação e somos estimulados na Palavra de Deus a nos desenvolver, progredir, crescer espiritualmente  - “... desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fp 2.12b). Confira também: 2 Pe 3.18; 1Pe 2.2; Ef 4.24. Mas sabemos que só na glorificação seremos livres da presença do pecado e atingiremos a perfeição e santidade completas (Rm 8.30).
 Ao que, então, Jesus está se referindo? Não a sermos sem pecado, mas, sim, “maduros e completos na semelhança a Deus” (Bíblia Anotada). Ele aponta para a absoluta perfeição do amor de Deus como alvo do crente (Bíblia Vida Nova). O padrão que Deus exige de seu povo é Seu próprio caráter perfeito. A perfeição de Deus inclui o amor da graça benevolente. Mesmo que essa perfeição não seja atingida nesta vida, ela é o objetivo daqueles que se tornam filhos do Pai (Bíblia de Genebra).
Jesus contrata o “amor” com o “ódio” (v.43). O A.T. não diz que devemos odiar o nosso inimigo. Isto era a falsa conclusão derivada do ensino dos escribas, inferido da estreita compreensão daquilo que significava “próximo”, que para eles era simplesmente um outro judeu. Jesus mostra que a verdadeira intenção de Lv 19.18 é incluir até os inimigos (Lc 10.29-37). O nosso padrão (modelo) é o amor de Deus “que faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre os justos e injustos” (v.45). Ele ama a todos e faz o bem a todos, e caso não hajamos da mesma forma, seremos parecidos com os publicanos e gentios, e não como o Pai celeste (v. 46 e 47).
A Bíblia de Jerusalém traduz “para que vos torneis”, diferentemente: “desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus” (v 45). É amando os inimigos que mostramos que somos filhos de Deus, pois este modo de agir é parecido com o dEle.
Rev. Jonas M. Cunha