“É necessário, portanto,
que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher,
temperante, sóbrio,
modesto, hospitaleiro, apto para ensinar” (1 Timóteo 3.2)
O texto original enfatiza a
palavra “uma”, que aparece antecipada na frase; literalmente, “de uma mulher,
marido”. A ideia é que uma, e somente uma mulher está na mente e no coração do
homem de Deus. “O determinante numeral ‘uma’ recebe ênfase na frase, portanto,
se insere que o líder não pode ter nada a ver com outra mulher. O pecado
conjugal desqualifica o homem para a tarefa de supervisão [da Igreja] (Kent
Jr., Homer A. The Pastoral Epistles, p. 122). Ele, por sua vez, deve estar
totalmente dedicado a ela, e tanto seu comportamento público quanto particular
dão evidências disso. Na busca por líderes dignos da família de Deus, Timóteo e Tito usariam a peneira do casamento
e da fidelidade conjugal para a primeira avaliação!
O homem de Deus é consagrado e
fiel à esposa, em pensamentos e atitudes. Essa fidelidade à aliança conjugal
serve de reflexo da fidelidade de Jesus com respeito à aliança que ele tem com
a Igreja (Ef. 5.32, 33); serve, também, de espelho do compromisso, intimidade,
unidade na diversidade e dos papéis que existem na própria Trindade (Gn
1.26-27). Por isso, e especialmente à luz da promiscuidade predominante naqueles
dias (e hoje), o testemunho da fidelidade sexual do homem seria algo impactante
na comunidade. Seria uma evidencia da atuação sobrenatural de Deus, um exemplo
de ‘sal e luz’ que atrairia as pessoas para Cristo.
Note que essa qualidade de
caráter é apresentada de forma positiva, não negativa. A ordem divina poderia
ser: “não seja um adúltero” A ênfase está na devoção do homem de Deus à esposa,
não no fato de nunca ser pego em imoralidade. Tudo indica que o homem está
vivendo hoje uma vida de devoção e exclusividade com a própria esposa, nas
esferas emocional, física e espiritual.
Pureza moral não se limita ao
âmbito externo; refere-se, também, ao interno. Certamente que o fator externo
seria mais visível e fácil de avaliar quando Timóteo e Tito estivessem
procurando possíveis líderes para o trabalho em suas respectivas Igrejas.
Contudo, nas palavras de Jesus, entendemos que o coração é a essência da
questão: “Ouvistes o que foi dito: Não
adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com
intenção impura, no coração já adulterou com ela (Mateus 5.27, 28).
Essa qualidade de caráter
inclui tanto homens casados como solteiros; nada no texto indica que o homem
pode ser um playboy até assumir os votos conjugais e depois automaticamente se tornar
um marido consagrado e puro. Muito pelo contrário; os hábitos estabelecidos na
juventude influenciam muito a pureza moral após o casamento.
David Merkh