“Sucedeu, depois da morte de Moises, servo do SENHOR, que este falou a Josué... dispõe-te, agora...” Josué 1.1.-2
Um novo ano é um novo momento em nossas vidas, que representa também novos desafios e oportunidades.
O texto acima nos informa que Moisés havia morrido. Deus, então, chama Josué para assumir a liderança e conduzir o povo à “terra prometida”.
Incerteza e ansiedade devem ter invadido o coração de Josué, afinal substituir o grande Moisés não era para qualquer um, nem lidar com aquele povo, numeroso e teimoso, além do que estariam entrando em território ocupado por inimigos. O que os aguardaria? O que encontrariam pela frente? Como venceriam aqueles povos?
No início deste novo ano talvez haja muitas dúvidas e incertezas em seu coração também! Como aconteceu com Josué, você tem um novo momento em sua vida, com novas oportunidades e desafios. Não sabemos exatamente o que está para acontecer.
Mas sabemos que, como crentes, regenerados por Deus, somos convocados a resgatar almas sob o poder do reino das trevas e trazê-las para o reino de luz, “reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1.13,14). Como Seus filhos somos desafiados a uma vida de santidade e testemunho no meio de um mundo de pecado e corrupção – “filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Filipenses 2.15). Como conhecedores da Sua Graça e Sua vontade somos chamados a viver uma vida que honre e glorifique ao nosso Senhor – “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10.31).
O mesmo SENHOR que prometeu a Josué a Sua companhia para capacitá-lo, promete estar conosco também – “como fui com Moisés, assim serei contigo...”(Josué 1.5).
Rev. Jonas M. Cunha