sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

“Oração do Pai Nosso”

“Venha o teu reino.” Mateus 6.10
Na segunda petição, Jesus ensina seus discípulos a orar pelo estabelecimento gradual e definitivo do reino do Pai.
É uma petição na qual o Senhor, implicitamente, também nos ensina a orar pela igreja, expressão histórica e visual do reino de Deus, e pela sua 2ª vinda, já que pe por intermédio dela que o reino será estabelecido definitivamente.
O termo “reino” se refere a um rei em posição de autoridade suprema que governa e exerce sua autoridade real sobre um domínio ou território. No A.T., Deus é com freqüência apresentado como o “rei do universo”, o que significa que todo o cosmos faz parte de seu domínio. A partir da queda, um reino dependente, mas rebelde e parasita, passou a existir dentro do reino cósmico de Deus (pois não pode existir independente do reino de Deus).
No N.T. a expressão “reino de Deus” adquiri nova abrangência na figura de Jesus e passa a indicar uma realidade presente, espiritual, abrangente,orgânica e escatológica (algo que se estabelecerá plenamente no futuro).
O significado da petição:
a) Para que o reino parasita de Satanás e todos os males que ele tem produzido no mundo sejam destruídos (o reino de Deus é o domínio da graça, onde o dano que nos foi causado pelo pecado é consertado);
b) Uma oração pela propagação do evangelho - não basta apenas pedir pela vinda do reino, é preciso pregar o evangelho. Trata-se de uma oração por missões (percebe-se também uma petição amorosa em prol da igreja de Cristo, para que seja santa, imaculada, fiel no estudo e meditação da Palavra, comprometida com a oração, zelosa na administração dos sacramentos e no culto)
Devemos lutar para que os valores do reino sejam colocados em prática em nosso mundo e para que as mazelas provocadas pela queda sejam minimizadas por intermédio da ação da igreja como agência do Reino. Você deve ter anseio cada vez mais intenso pelo reino de Deus!
Rev. Jonas M. Cunha (adaptado)