“E abençoou Deus o sétimo dia e o santificou...”Gênesis 2.3a
Nos dias de hoje parece até antiquado considerar o domingo como um dia diferente. Muitas empresas trabalham em turnos de 7 dias, tanto na indústria como no comércio. Os shoppings centers funcionam de domingo, os eventos esportivos são feitos na maioria das vezes no domingo, deixando em aberto certo questionamento se o domingo é realmente um dia especial ou se parece ser um dia qualquer da semana.
Esse padrão criado por Deus de criar a semana em 7 dias foi planejado antes do Pecado ter adentrado ao mundo pela desobediência de Adão e Eva. Tem muito a ver com o ciclo da Lua e com fenômenos naturais, realmente os 7 dias foi uma escolha de sabedoria divina para o homem basear seu tempo. Nesses 7 dias, conforme lemos em Gn 2.3 - Deus santificou, quer dizer, separou o 7º dia como dia de descanso e começa dai o fato de termos um dia diferente, especial dentre os outros 6 dias, lembrando que foi registrado como Mandamento justamente porque o homem após a Queda já não se inclinava naturalmente à vontade de Deus.
Razões e finalidades de se guardar o Dia do Senhor tornando-o um dia especial:
1) Descanso - Ex 23.12 - todos deviam descansar: os senhores, os animais e os empregados.
2) Lembrar do Criador - Em Ex 31.17 -e Dt 5.15 mostram que o sábado seria um sinal para sempre que Deus era o Criador e o Redentor de Seu povo.
3) Dia de Adoração - Nm 28.9-10 - devemos adorar a Deus todos os dias, orando, lendo a Bíblia, Evangelizando e testemunhando uma vida de retidão e no Domingo, quando nos reunimos com o povo de Deus, fazemos tudo isso de forma mais intensa, como um clímax da adoração a Deus na prestação do Culto a Ele que único Digno de Honra e Adoração.
4) Esperança - Céu Hb 4.9 - Existe uma confusão que guardar o domingo é mandamento antigo encerrado pela Graça mas isso está equivocado, visto que para o povo de Deus, todos os momentos de culto são vistos como um privilégio e não um peso, pois se verdadeiramente amamos a Deus e desejamos estar com Ele para todo o sempre é bom nos acostumarmos que a eternidade para o crente não é apenas fugir do inferno, do sofrimento eterno, mas sim se deleitar em adorar o Senhor dos Exércitos para todo o sempre! Assim o culto é um treino para a vida eterna!
Que sejamos mais zelosos com o dia do Senhor!
Presb. Ronaldo L.Cunha - adaptado