terça-feira, 17 de dezembro de 2013

1-As Escrituras e Deus

“Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Mateus 4.4


As Escrituras são inspiradas por Deus (2 Tm 3.16). Portanto, elas são totalmente sobrenaturais. “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21).
 As Escrituras dão a conhecer um Deus sobrenatural. O Deus revelado na Bíblia é muito diferente do conceito de Deus que se propaga em muitos países chamados “cristãos”.  O Deus das Escrituras Sagradas está vestido de perfeições tais e atributos tais que nenhum intelecto humano poderia tê-lo inventado.
 Deus só pode ser conhecido por meio da revelação sobrenatural de sua própria pessoa. Sem as Escrituras é totalmente impossível chegar perto de um conhecimento mesmo teórico de Deus (1 Co 1.21). Em todos os lugares onde as Escrituras são ignoradas, Deus é o “DEUS DESCONHECIDO”, sobre o qual o apóstolo Paulo prega no areópago em Atenas (At 17.23).
 Contudo, antes que a alma possa conhecer a Deus, antes que o conheça de maneira genuína, pessoal e vital, é necessário haver lago mais do que apenas as Escrituras. Deus não pode ser conhecido por meio de simples estudo da Bíblia, assim como o conhecimento da química pode ser obtido por meio de estudo de livros sobre química.
 O Deus sobrenatural só pode ser conhecido sobrenaturalmente (de um modo superior àquilo que a natureza humana pode adquirir), mediante a revelação sobrenatural do próprio Deus ao coração humano (2 Co 4.6). As pessoas não regeneradas não têm qualquer conhecimento espiritual de Deus. “Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Co 2.14). É preciso ter um entendimento espiritual, por meio da regeneração, antes que conheçamos a Deus de maneira espiritual (1 Jo 5.20).
  O conhecimento sobrenatural de Deus produz uma experiência sobrenatural. Porém isto é algo que muitas igrejas desconhecem totalmente. Grande parte dos “religiosos” de nossa época é apenas um “velho Adão retocado”. É meramente um túmulo adornado, como os fariseus do tempo de Jesus. Conheciam a Lei de Moisés (intelectualmente), mas não reconheciam a Cristo a respeito da qual a Lei falava – Jo 7.28. O conhecimento sobrenatural de Deus produz uma experiência sobrenatural, e a experiência sobrenatural resulta em fruto espiritual (transformação na vida).
Rev. Jonas M. Cunha