quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

As Escrituras e a Obediência

“O obedecer é melhor do que o sacrificar...”1 Samuel 15.22

Todos os crentes concordam que devem honrar e glorificar ao Senhor. A questão é: como? O que Deus realmente exige de nós? Participar das atividades da igreja, evangelização, contribuição financeira, são coisas que devemos fazer, porém o que Deus realmente exige é que vivamos em santidade para Ele, vida de sujeição à Sua vontade revelada.
Nossa leitura da Bíblia será relevante e proveitosa para nossa vida quando:
1. Descobrirmos as exigências que Deus nos impõe.
Deut 6.5. Deus quer que você obedeça a Sua Palavra. Os mandamentos de Deus são inalteráveis. Ele não abaixou as Suas exigências. O padrão é elevado!
2. Reconhecermos que temos deixado de satisfazer às exigências de Deus.
Is 6.5a. Vivemos infinitamente aquém dos padrões de Deus. A lei precisa ser ressaltada antes que alguém esteja pronto para ouvir o Evangelho com proveito.
3. Aprendermos que Deus providenciou todos os meios para que Seu povo cumpra as Suas exigências.
2 Co 5.17. Cristo satisfez vicariamente as exigências que Deus nos impõem, mas também assegurou que seus discípulos as satisfariam pessoalmente. O Espírito Santo opera em nós (entendimento, coração e vontade). Somos regenerados. Surge no coração uma disposição correspondente às exigências da lei (desejo de cumpri-la). A fé salvadora e a obediência são inseparáveis.
4. Percebemos que em nós é criado amor pelos mandamentos de Deus.
Sl 1.2. Toda pessoa que se considera salva mas não tem amor genuíno pelos mandamentos de Deus está iludindo a si mesma (Sl119.127).
5. Nosso coração e vontade se submeterem a todos os mandamentos de Deus.
Tg 2.10-11. Obediência parcial não pode ser chamada de obediência. Não exceção, nem restrições.  Ela deve ser total, completa. Submissão = sujeitar minha vontade à vontade de Deus. Agradar a Deus em todas as coisas ou nada em nada.
6. Nossa alma é impelida a orar intensamente por graça capacitadora.
O Espírito Santo nos transmite uma natureza que se inclina à obediência em harmonia com a Palavra de Deus.  Há um profundo desejo de agradar ao Senhor, porém permanece a velha natureza... Deus exige obediência perfeita de nossa parte (1 Pe 1.15). Perfeito = reto, sincero.  Deus vê o nosso coração. O desejo do verdadeiro crente é obedecer a Deus, o que é oposto à desobediência voluntária.
7. Desde agora desfrutamos a recompensa.
1 Tm 4.8. Purificamos nossa alma (1Pe 1.21). Obtemos atenção de Deus às nossas orações (1 Jo 3.22). Recebemos direção para nossa vida (Pv 3.17). Paz de estar no centro da vontade de Deus (Sl 19.11).
 “Vida cristã sem obediência integral a Deus significa religiosidade!''
Rev. Jonas M. Cunha